Um trem turístico poderá conectar Teresina a Salvador, de acordo com informações do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao jornal O Diário do Nordeste.
O projeto prevê um trajeto que parte de Teresina, no Piauí, passa pelo Delta do Parnaíba, região entre Maranhão e Piauí, e segue pelo litoral nordestino até Salvador, na Bahia.
“Todo mundo ganha. Assim, não trabalharíamos o turismo apenas no Ceará e na Bahia, mas em todo o Nordeste brasileiro. Seria um grande avanço para todos, em vez de os estados competirem entre si”, afirmou Elmano.
Há também a possibilidade de aproveitar a ferrovia Transnordestina para viabilizar o projeto. “Essa ideia surgiu após uma conversa em Iguatu. A Janja [primeira-dama] estava com o presidente Lula, relatou a ideia a ele, que demonstrou interesse e falou com o Tufi [presidente da Transnordestina]”, acrescentou o governador.
Apesar do entusiasmo, o projeto ainda carece de estudos que confirmem sua viabilidade e demanda. “Um trem exclusivamente para passageiros precisa de uma análise econômica detalhada para verificar se há demanda suficiente, especialmente para um trem mais rápido. É um investimento alto, e nenhuma empresa se comprometerá sem a garantia de demanda”, ponderou Elmano.