Obras da estação Penha avançam na Linha 2-Verde do Metrô
As obras da estação Penha, da Linha 2-Verde do Metrô, alcançaram a fase de construção do corpo da estação. O futuro ponto de embarque deverá conectar a linha que passa sob a Avenida Paulista às Linhas 3-Vermelha e 11-Coral. Além disso, há estudos indicando que o local poderá integrar um dos eixos do Trem Intercidades, ligando São Paulo a São José dos Campos.
Obras na estação Penha
De acordo com o último relatório de empreendimentos da companhia, o local está recebendo as “estruturas de concreto do corpo da estação”. Paralelamente, está em andamento a escavação de um dos túneis.
Em 2023, o Metrô realizou uma grande concretagem no local, utilizando cerca de 1.610 m³ de concreto, o que permitiu o avanço para a construção do corpo da estação.
“Visita” de dois tatuzões está prevista
Em meados de 2025, o tatuzão que atualmente escava o trecho entre o Jardim Têxtil e a Vila Prudente será desmontado, transportado e remontado na estação Penha. A tuneladora está operando atualmente no trecho entre as estações Anália Franco e Santa Clara.
Já em 2026, uma segunda tuneladora deverá começar as escavações na segunda fase de extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos. Conforme revelado pelo Via Trolebus, essa nova tuneladora está em processo de aquisição.
Extensão da Linha 2 até Guarulhos
Com um custo estimado em R$ 15 bilhões, a extensão partirá da estação Penha, adicionando 5,8 km até a futura estação Dutra, em Guarulhos. O trajeto contará com mais quatro paradas intermediárias: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias e Ponte Grande.
Super estação
Conforme informações do Metrô, o local será transformado em um terminal multimodal projetado para redistribuir o fluxo de passageiros e oferecer novas opções de deslocamento. A proposta visa facilitar o acesso dos moradores da zona leste às regiões da Avenida Paulista, zona sul e sudoeste da cidade.
O complexo contará com aproximadamente 25 mil m² de área construída, incluindo 43 escadas rolantes e oito elevadores. Para a estação da Linha 2-Verde, haverá uma área de 17,5 mil m² com 25 metros de profundidade, equipada com 30 escadas rolantes, 16 escadas fixas e seis elevadores. Já a estação da Linha 11-Coral será localizada entre as estações das linhas 3-Vermelha e 2-Verde, ocupando 7 mil m² e dispondo de 13 escadas rolantes, três escadas fixas, dois elevadores e quatro diferentes níveis.
O complexo completo, que inclui a já existente estação da Linha 3-Vermelha, deverá receber um fluxo diário de 102 mil passageiros, tornando-se o ponto de maior movimentação no novo trecho da Linha 2-Verde. Esta ampliação, conduzida pelo Metrô, inclui a construção de oito novas estações ao longo de 8,4 km entre Vila Prudente e Penha.
De acordo com o governo, o trecho de Vila Formosa até Penha, na Linha 2-Verde, entrará em operação em 2028.