As obras da Linha 2-Verde do Metrô entre Vila Prudente e Penha ultrapassaram 50% de conclusão. A informação foi divulgada por Eduardo Maggi, engenheiro e gerente de empreendimentos da Linha 2-Verde, em palestra na 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
Entre as oito estações, a estação Orfanato é a mais avançada, com aproximadamente 82% de conclusão, enquanto a linha completa encontra-se 52% finalizada, de acordo com o engenheiro.
Prazos de Conclusão
Maggi também mencionou que o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa está previsto para ser entregue em novembro de 2027, com o segmento de Vila Formosa a Penha sendo finalizado posteriormente.
Avanço da Tuneladora
A tuneladora Cora Coralina está atualmente escavando o túnel entre Anália Franco e Santa Clara, iniciando os trabalhos no complexo Rapadura no ano passado.
Na primeira quinzena de outubro, a tuneladora Latina alcançou o Poço Cestari na noite do dia 10, localizado na Rua Plácido de Castro, 518, na Vila Invernada. Desde então, a máquina percorreu 2,3 km, escavando 192 mil metros cúbicos de terra e instalando 1.199 anéis de concreto ao longo de 1,8 km de túnel.
Localização do tatuzão:
O destino final dessa fase inicial é o Poço Falchi Gianini, próximo à estação Vila Prudente (já em operação). O trajeto inclui ainda o Poço Madrid e a estação Orfanato, totalizando uma extensão de 4,5 km, dos quais 3,7 km são túneis, e os 800 metros restantes correspondem a estações e poços.