Reprodução: Prefeitura de SP
Mobilidade Urbana

Entenda como será o transporte de passageiros no Rio Tietê em SP

Prefeitura de São Paulo apresenta PlanHidro SP, projeto de transporte hidroviário e requalificação urbana

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo divulgou o PlanHidro SP, um plano inovador que prevê a implementação do transporte hidroviário de carga e passageiros, além da revitalização de áreas urbanas próximas às margens dos rios da cidade.

Elaboração do plano

De acordo com um documento de Consulta Pública acessado pelo Via Trolebus, o plano foi desenvolvido com a colaboração de 18 órgãos de diferentes áreas técnicas e especialidades, por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial. A primeira audiência pública foi realizada.

Objetivos do PlanHidro SP

O projeto contempla intervenções e construções de infraestrutura, como eclusas, pontes e conexões com as orlas fluviais. A expectativa é aproveitar até 180 km de vias navegáveis, integrando o transporte hidroviário com novos parques fluviais e melhorando o acesso às margens dos rios.

Foto: Divulgação SMUL

Além do transporte, estão previstas iniciativas culturais e econômicas, atividades de esporte e lazer, educação ambiental, e convênios de cooperação técnica e científica. O objetivo é alinhar políticas públicas existentes com a experiência acumulada em desenvolvimento urbano fluvial.

Divisão do transporte hidroviário

O PlanHidro SP organiza o transporte hidroviário em dois eixos principais:

1. Hidrovias em canais
2. Hidrovias em reservatórios

Locais previstos para transporte hidroviário

– Reservatório Billings
– Reservatório Guarapiranga
– Canal Superior do Rio Pinheiros
– Canal Inferior do Rio Pinheiros
– Canal Central do Rio Tietê
– Canal Leste do Rio Tietê
– Canais do Rio Tamanduateí

Reprodução: Prefeitura de SP

Hidrovia no Rio Tietê

O documento detalha a implantação da Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê, que terá 25 km de extensão, ligando o Cebolão ao Parque Ecológico do Tietê. Para isso, serão realizados serviços de dragagem de até 2 metros de profundidade.

Estrutura e ecoportos

A hidrovia contará com sete ecoportos para passageiros e cargas:

– Ilha Orion
– Vila Boas
– Pirituba
– Sumaré
– Cruzeiro do Sul
– Parque Novo Mundo
– Tiquatira
– Eclusa da Penha

Também estão previstas 10 novas pontes para pedestres e um centro esportivo náutico.

Reprodução: Prefeitura de SP

Prazos e custo do projeto

Trecho inicial do Canal Central
Custo estimado: R$ 1,34 bilhão
Embarcações: 30 no total, sendo 14 para passageiros e 16 para carga e manutenção

Expansão até Itaquera

O projeto também prevê uma extensão de 12 km, chegando até Itaquera, com a construção de mais quatro ecoportos e a inclusão de 26 embarcações (10 para passageiros).

– Custo estimado: R$ 1,68 bilhão

Reprodução: Prefeitura de SP

Prazo total de conclusão

O desenvolvimento das hidrovias do Rio Tietê integra a terceira etapa do projeto, com previsão de entrega até 2034.

O PlanHidro SP promete não apenas transformar a mobilidade urbana, mas também revitalizar importantes espaços urbanos ao longo das margens fluviais da cidade.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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