Prefeitura de São Paulo apresenta PlanHidro SP, projeto de transporte hidroviário e requalificação urbana
Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo divulgou o PlanHidro SP, um plano inovador que prevê a implementação do transporte hidroviário de carga e passageiros, além da revitalização de áreas urbanas próximas às margens dos rios da cidade.
Elaboração do plano
De acordo com um documento de Consulta Pública acessado pelo Via Trolebus, o plano foi desenvolvido com a colaboração de 18 órgãos de diferentes áreas técnicas e especialidades, por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial. A primeira audiência pública foi realizada.
Objetivos do PlanHidro SP
O projeto contempla intervenções e construções de infraestrutura, como eclusas, pontes e conexões com as orlas fluviais. A expectativa é aproveitar até 180 km de vias navegáveis, integrando o transporte hidroviário com novos parques fluviais e melhorando o acesso às margens dos rios.
Além do transporte, estão previstas iniciativas culturais e econômicas, atividades de esporte e lazer, educação ambiental, e convênios de cooperação técnica e científica. O objetivo é alinhar políticas públicas existentes com a experiência acumulada em desenvolvimento urbano fluvial.
Divisão do transporte hidroviário
O PlanHidro SP organiza o transporte hidroviário em dois eixos principais:
1. Hidrovias em canais
2. Hidrovias em reservatórios
Locais previstos para transporte hidroviário
– Reservatório Billings
– Reservatório Guarapiranga
– Canal Superior do Rio Pinheiros
– Canal Inferior do Rio Pinheiros
– Canal Central do Rio Tietê
– Canal Leste do Rio Tietê
– Canais do Rio Tamanduateí
Hidrovia no Rio Tietê
O documento detalha a implantação da Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê, que terá 25 km de extensão, ligando o Cebolão ao Parque Ecológico do Tietê. Para isso, serão realizados serviços de dragagem de até 2 metros de profundidade.
Estrutura e ecoportos
A hidrovia contará com sete ecoportos para passageiros e cargas:
– Ilha Orion
– Vila Boas
– Pirituba
– Sumaré
– Cruzeiro do Sul
– Parque Novo Mundo
– Tiquatira
– Eclusa da Penha
Também estão previstas 10 novas pontes para pedestres e um centro esportivo náutico.
Prazos e custo do projeto
Trecho inicial do Canal Central
– Custo estimado: R$ 1,34 bilhão
– Embarcações: 30 no total, sendo 14 para passageiros e 16 para carga e manutenção
Expansão até Itaquera
O projeto também prevê uma extensão de 12 km, chegando até Itaquera, com a construção de mais quatro ecoportos e a inclusão de 26 embarcações (10 para passageiros).
– Custo estimado: R$ 1,68 bilhão
Prazo total de conclusão
O desenvolvimento das hidrovias do Rio Tietê integra a terceira etapa do projeto, com previsão de entrega até 2034.
O PlanHidro SP promete não apenas transformar a mobilidade urbana, mas também revitalizar importantes espaços urbanos ao longo das margens fluviais da cidade.