Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
EMTU

EMTU debate com prefeituras a criação de novos corredores de ônibus

EMTU inicia diálogo com Consórcio Grande ABC para atualizar Plano de Corredores Metropolitanos

Nesta segunda-feira (25/11), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) deu início às conversas com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para atualizar o Plano de Corredores Metropolitanos (PCM) da Grande São Paulo. O objetivo é promover a troca de informações durante o processo de reorganização do transporte intermunicipal planejado pelo órgão estadual.

Primeira apresentação do novo programa

A proposta foi apresentada em uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, realizada na sede do consórcio regional. Estiveram presentes representantes das cidades consorciadas, incluindo São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Essa é a primeira visita da EMTU, uma empresa controlada pelo Governo do Estado, a um consórcio público para detalhar o novo programa.

Criado em 2010, o Plano de Corredores Metropolitanos é a principal referência para o planejamento estratégico da rede de transporte de média e baixa capacidades na Região Metropolitana de São Paulo. Esta é a primeira atualização do plano desde o seu lançamento e será conduzida pela TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes.

Estudo técnico para transporte de média capacidade

O estudo identificará os principais eixos para implantação de sistemas estruturados de transporte de média capacidade. O objetivo do PCM é orientar decisões estratégicas para projetos de corredores de transporte, racionalização dos serviços e adoção de novas tecnologias no setor.

Divulgação

Cooperação entre EMTU e Consórcio ABC

Durante a reunião, a EMTU solicitou apoio técnico do Consórcio Grande ABC e das prefeituras para compartilhar informações e fornecer sugestões para adequar o PCM às necessidades locais.

Paulo Rogério Leão da Rocha, chefe do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU, destacou a colaboração: “Queremos agradecer a gentileza e prontidão de nos receberem. Vamos trabalhar e construir juntos o Plano de Corredores Metropolitanos.”

O coordenador do GT Mobilidade do Consórcio ABC e secretário-adjunto de Mobilidade Urbana de Santo André, Edilson Factori, reforçou a importância do trabalho integrado:

“O Plano de Corredores Metropolitanos é uma referência para o planejamento estratégico do transporte na Grande São Paulo. Estamos à disposição para trabalharmos juntos.”

João Ricardo Guimarães Caetano, diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, destacou o papel do consórcio como espaço ideal para esse debate:

“A procura da EMTU pelo Consórcio demonstra a importância desse organismo de governança regional. Um tema dessa relevância, os corredores metropolitanos e seus benefícios para a mobilidade e economia regional, receberá total atenção do Consórcio.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus