Plataformas da Linha 3-Vermelha avançam com instalação de portas automáticas
A Estação Patriarca-Vila Ré é a décima na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo a contar com portas de plataforma em operação. Além dela, outras nove estações já dispõem do equipamento:
- Palmeiras-Barra Funda (ativada na semana passada)
- Carrão-Assaí
- Artur Alvim
- Penha-Lojas Besni
- Guilhermina-Esperança
- Vila Matilde
- Belém
- Bresser-Mooca
- Pedro II.
Próximas fases de instalação e testes
A estação Corinthians-Itaquera também já recebeu as portas e encontra-se na fase final de comissionamento, com testes e ajustes necessários para integração ao novo sistema de controle de trens, o CBTC, e previsão de início de operação ainda este ano. Todo o processo de instalação e ajuste das portas é realizado durante a madrugada para evitar interferências na operação dos trens e minimizar o impacto no serviço.
Próximas estações em preparação
As estações Tatuapé e Santa Cecília seguem em fase de preparação, com remoção de interferências, instalação elétrica e obras civis, e a previsão é que entrem em operação com as portas de plataforma em 2025.
O Metrô de São Paulo segue com o projeto de instalação de portas de plataforma em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, totalizando 88 fachadas laterais de plataforma. Nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, todas as estações já contam com a tecnologia, assim como as terminais Jabaquara e Tucuruvi na Linha 1-Azul.
Principais vantagens das portas de plataforma
Mais segurança para os passageiros: As portas de plataforma reduzem o risco de acidentes, criando uma barreira física entre o público e a via.
Organização no embarque e desembarque: As portas ajudam a direcionar os passageiros para áreas específicas, promovendo um fluxo mais ordenado e diminuindo o tempo de parada dos trens.
Prevenção de quedas de objetos: Evitam que itens sejam derrubados na via, reduzindo interrupções na operação e aumentando a eficiência e a segurança do sistema.