O Metrô de São Paulo chegou a planejar uma linha metroviária perimetral na Zona Norte da capital, conhecida como Linha 23. Também já foi referida como linha “Magenta”, “Limão” ou “Arco Norte”.
Projeção Inicial e Trajeto Previsto
Em 2013, o governo estadual divulgou planos para a Linha 23. A linha começaria na Rodovia Dutra, em Guarulhos, com conexões futuras às linhas 2-Verde e 19-Celeste. Seguiria para o bairro Santana, cruzando a Linha 1, passaria pela Casa Verde e, então, pela Freguesia do Ó, onde se conectaria com a Linha 6. O trajeto terminaria na Lapa, em conexão com a futura Linha 20-Rosa.
O conceito era formar um “metrô-anel” conectando a Linha 23 com a Linha 20, que, por sua vez, ligaria as linhas 5-Lilás e 2-Verde, facilitando a mobilidade ao redor do centro expandido.
Benefícios da Linha 23 para a Zona Norte
A Linha 23 foi projetada para reduzir o tráfego no centro expandido de São Paulo e aliviar o fluxo nas principais estações centrais, como Sé, Luz e Brás. A linha atenderia bairros estratégicos da Zona Norte, como Freguesia do Ó, Casa Verde, Santana e Parque Novo Mundo, proporcionando uma alternativa de deslocamento de alta capacidade, sem a necessidade de o passageiro passar por conexões mais centrais para circular pela região.
Andamento e Futuro do Projeto
Em 2012, o Metrô chegou a licitar o projeto funcional para a Linha 23, uma fase preparatória anterior ao projeto básico. Desde então, pouco progresso foi feito em relação à previsão de obras. Atualmente, outras ligações são consideradas prioritárias, como as Linhas 19-Celeste (Bosque Maia – Anhangabaú) e 20-Rosa (Santa Marina– ABC). Com várias obras em andamento, como as linhas 2-Verde, 4-Amarela, 15-Prata e 17-Ouro, o avanço do projeto da Linha 23 provavelmente dependerá de estudos e priorizações para a próxima década.