A futura estação Anália Franco, na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, é uma das futuras paradas da extensão que vai de Vila Prudente até a Penha.
Imagens cedidas pelo perfil “Drone AGN” no Instagram ao Via Trolebus mostram o andamento da construção da futura parada, localizada na Avenida Montemagno:
Ver essa foto no Instagram
Localização da Estação
Prazos
A previsão para a conclusão do trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa é novembro de 2027, conforme apresentado no painel da 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária, organizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
Além de atender aos passageiros da Linha 2-Verde, a futura estação Anália Franco deverá, no futuro, funcionar como ponto de integração com uma nova linha de metrô: a Linha 16-Violeta. A previsão é que esse novo corredor de transporte, que ligará Cidade Tiradentes à Oscar Freire, passe por baixo da Linha 2.
Certificação Ambiental
A estação Anália Franco poderá obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental. Essa certificação visa comprovar a adoção de práticas sustentáveis de construção, além de melhorar a eficiência no uso de água e energia, reduzindo os custos de operação e manutenção.
Durante o levantamento das adequações necessárias, foram identificadas práticas já previstas nas diretrizes da Companhia, como a utilização de lâmpadas LED e a captação de água de chuva para usos não potáveis, entre outras iniciativas.
Redução de Custos e Emissões
A expectativa é que, ao longo de cerca de dez anos, essas práticas resultem em uma economia aproximada de R$ 1,7 milhão em energia elétrica e água potável para a estação, além de uma redução de 107 toneladas nas emissões de CO2.