Ônibus

Com meta ousada, cidade Indiana vai receber 500 ônibus elétricos

A OHM Global Mobility, subsidiária da fabricante indiana Ashok Leyland, recebeu uma encomenda de 500 ônibus elétricos de 12 metros com piso ultrabaixo da Metropolitan Transport Corporation (MTC) em Chennai, cidade localizada no leste da Índia, às margens do Golfo de Bengala e capital do estado de Tamil Nadu.

O modelo encomendado é o Switch EiV12, e a OHM será responsável pela operação e manutenção da frota por 12 anos. Dos 500 ônibus, cerca de 400 serão sem ar-condicionado, enquanto 100 unidades serão equipadas com ar-condicionado.

Características dos veículos

Esses veículos elétricos foram projetados para acomodar 37 passageiros sentados, com espaço adicional para 24 passageiros em pé, e contam com design de piso ultrabaixo, oferecendo mais acessibilidade.

“Estamos empolgados em fortalecer nossa parceria de longa data com a MTC e em contribuir com sua transição para o transporte público sustentável. Este novo pedido reafirma nosso compromisso com produtos eficientes e tecnologicamente avançados, ajudando no desenvolvimento do transporte público na Índia. Nossos ônibus SWITCH EiV12 são uma combinação de tecnologia moderna, confiabilidade e conforto, sendo a solução ideal para cidades modernas. Continuamos dedicados à mobilidade elétrica, e essa parceria com a MTC representa mais um passo na criação de sistemas de transporte limpos e eficientes. Atualmente, a Switch já possui mais de 950 veículos em operação e, com esse pedido, conta com uma carteira robusta de mais de 2.000 veículos encomendados”, destacou Shenu Agarwal, diretor administrativo e CEO da Ashok Leyland.

Meta Indiana ousada

A Índia planeja adquirir 10 mil ônibus elétricos até 2033, em um investimento total de US$ 7 bilhões. Para viabilizar o projeto, o governo federal financiará cerca de 40% do valor por meio de um modelo de parceria público-privada.

Na cidade de Déli, a frota de ônibus elétricos chegou a 1.970 veículos com a adição de 320 novos ônibus em julho de 2024. A meta do governo local é que 80% da frota de ônibus da cidade seja composta por veículos elétricos, o que contribuirá para reduzir aproximadamente 467 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

O plano nacional inclui a construção de estações de recarga para os ônibus elétricos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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