Divulgação: Metrô de SP
Monotrilho

Chegou o primeiro novo trem do monotrilho da Linha 15

Novo trem da Linha 15-Prata chega ao Pátio Oratório

Na madrugada desta quarta-feira, 27 de novembro de 2024, o primeiro trem do segundo lote de composições do monotrilho da Linha 15-Prata foi entregue ao Pátio Oratório. O transporte foi realizado em sete carretas, que trouxeram o trem do Porto de Santos até São Paulo.

Trajeto e logística

O transporte seguiu pelas rodovias Anchieta e dos Imigrantes, passando pelo Complexo Maria Maluf e por avenidas das zonas sul e leste da capital, incluindo a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. No Pátio Oratório, as carretas estão sendo descarregadas, e os carros estão sendo posicionados sobre a viga com o auxílio de um braço mecânico. A montagem completa do trem deve levar cerca de 20 dias, com os carros sendo instalados em sequência para agilizar o processo.

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Parceria Alstom e CRRC

Fabricada na China pela joint-venture PATS, formada pela Alstom e CRRC, a nova composição é a primeira de um lote de 19 trens que irão modernizar a Linha 15-Prata. Atualmente, a linha atende cerca de 140 mil passageiros por dia. Os novos trens contam com tecnologia avançada, como o sistema UTO (Unattended Train Operation), que permite a operação totalmente automatizada, similar à utilizada na Linha 4-Amarela.

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Além disso, os trens possuem monitoramento por câmeras, iluminação LED e um sistema de gestão inteligente de energia, garantindo maior segurança, eficiência e conforto para os usuários.

Fases seguintes

Após a entrega, o trem passará por testes estáticos e dinâmicos antes de ser incorporado à operação comercial, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.

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Reforço e expansão

A nova frota será essencial para atender ao aumento da demanda, especialmente com a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego. A entrega de todas as 19 composições está programada para ser concluída até 2026, ampliando a capacidade e melhorando a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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