Divulgação
CBTU

CBTU inaugura Espaço Memória em homenagem aos 40 anos da Companhia

Para celebrar os 40 anos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), comemorados em 2024, a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió abriu as portas do Espaço Memória. Este ambiente especial busca resgatar e preservar a história ferroviária do Brasil, com destaque para sua importância em Alagoas.

Acervo rico em história e curiosidades

O Espaço Memória exibe uma coleção diversificada que inclui:
– Miniaturas de locomotivas;
– Fotografias históricas;
– Livros e manuais técnicos;
– Peças e ferramentas usadas na operação ferroviária;
– Relógios antigos, álbuns de fotografias e máquinas de escrever;
– Um telefone movido a pilha, utilizado para emergências na antiga rede ferroviária;
– Medidores de curva, essenciais para o planejamento de vias permanentes.

O local foi projetado para oferecer uma experiência única, mesclando o valor histórico dos itens expostos com um ambiente bucólico e agradável, marcado pela presença de uma mangueira centenária e bancos que convidam os visitantes a contemplar e relaxar.

Espaço para visitação e interatividade

O Espaço Memória estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a partir de 21 de novembro. A entrada é gratuita. Além da exposição, o ambiente funciona como um local instagramável, ideal para fotografias e vídeos.

Doações para enriquecer o acervo

A CBTU também está recebendo doações de peças, fotografias e outros objetos relacionados à ferrovia, ampliando o acervo e a conexão da comunidade com o espaço.

Segundo Morgana Moraes, coordenadora de Comunicação e Marketing e responsável pelo projeto, “a Estação Maceió tem tudo a ver com o Espaço Memória, pois o prédio é um patrimônio histórico e cultural, resgatando a arquitetura do século XIX. A ferrovia tem uma longa história com a região central, e nada melhor do que preservar esse espaço para guardar histórias e afetos que envolvem toda a sociedade. É um lugar para contemplar, se encantar e registrar momentos únicos.”

Preservar o passado para inspirar o futuro

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, a iniciativa reforça o compromisso da CBTU com a preservação da memória ferroviária.

“A CBTU tem consciência da importância de preservar a própria história para garantir que as novas gerações tenham acesso ao passado e conheçam mais sobre a ferrovia. Além disso, possibilita que as gerações mais velhas resgatem suas memórias e afetos por esse patrimônio tão valioso”, destacou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus