A Prefeitura de Bauru formou um Grupo de Trabalho para iniciar um estudo de viabilidade técnica visando a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aproveitando parte da linha férrea já existente na cidade. A criação do grupo foi oficializada no Diário Oficial no último dia 31/10, e sua função será elaborar o edital para a contratação da empresa responsável pelo estudo e projeto, com previsão de publicação no próximo ano.
Financiamento federal
O município assegurou um financiamento de R$ 1,5 milhão junto ao governo federal para realizar o estudo e desenvolver o projeto. Ao final do projeto, serão identificados os trechos viáveis, as adaptações necessárias e o orçamento estimado para a estrutura do VLT, e o município buscará recursos para implementação.
Uso da via férrea
As negociações para viabilizar o estudo foram conduzidas pela prefeita Suéllen Rosim junto ao governo federal, com o intuito de aproveitar melhor a linha férrea que corta Bauru, oferecendo novas alternativas de mobilidade urbana entre o Centro e outras áreas. “Após garantir o recurso para o projeto e demonstrar ao governo federal a importância dessa proposta para Bauru, criamos essa equipe, que será responsável pela contratação do estudo de viabilidade e do projeto do VLT. Bauru terá grandes avanços na revitalização do Centro e na mobilidade urbana ao aproveitar melhor as linhas ferroviárias que já estão na cidade”, afirma a prefeita.