A SPTrans divulgou nesta quarta-feira (13), o balanço de seis meses da operação do Aquatico SP, o transporte hidroviário na Represa Billings, na Zona Sul da capital.
Neste período, iniciado em maio deste ano até novembro, 187 mil pessoas utilizaram o serviço em um total de 8,3 mil viagens ligando os bairros Cantinho do Céu e Mar Paulista.
Desde então o serviço vem gradualmente ampliando o horário de funcionamento, no começo a operação era entre às 10h e 16h por duas embarcações, e atualmente funciona das 5h até 21h. A capacidade de transporte também aumentou de duas para cinco embarcações.
As maiores possuem espaço para 60 pessoas, o Bororé I e o Santo Amaro, ambas com ar-condicionado, tomadas USB, conexão de internet, espaço para duas cadeiras de rodas, sanitário acessível para pessoas com mobilidade reduzida e área para bicicletas.
Já outras duas embarcações levam até 30 passageiros, o Biguá 1 e o Biguá 2. E o barco Apurá tem capacidade para 47 pessoas. As viagens são realizadas somente com passageiros sentados e coletes salva-vidas são disponibilizados, armazenados para uso imediato caso necessário.
Um dos pontos mais relevantes do transporte aquático é a economia de tempo que proporciona aos seus usuários, eliminando o percurso de 1h20 por vias terrestres, para 20 minutos ou pouco menos nos 5,6 km de viagem pelas águas da represa.
Ao menos até 31 de dezembro, o Aquatico SP segue seu funcionamento gratuito atendendo a população da Zona Sul.