A Alstom anunciou a assinatura de um contrato com a Metro Ligero Oeste (MLO), operadora de transporte de Madri, para realizar uma revisão de meia-vida na frota de bondes Citadis, em operação na cidade desde 2007.
Esse contrato envolve a revisão completa dos 27 bondes Citadis da Alstom, incluindo inspeções e manutenção de componentes essenciais, como os sistemas de freios, bogies (motores e reboques), disjuntores, engates, amortecedores entre os vagões e a unidade de controle de frenagem de emergência.
Revisão de sistemas críticos
Além de aprimorar os processos de manutenção, o contrato busca assegurar a qualidade do serviço oferecido pela MLO aos seus usuários. A revisão dos sistemas críticos dos bondes tem como objetivo manter uma operação eficiente e confiável, garantindo a continuidade do serviço e a segurança dos passageiros.
A unidade industrial da Alstom em Pinto, Madri, será responsável por toda a engenharia, testes e ajustes finos dos equipamentos, reforçando o compromisso de ambas as empresas com qualidade e segurança.
Prazos
O contrato será implementado em duas fases, com início em 2025 e término previsto para 2029. O processo de revisão dos freios está previsto para começar em janeiro de 2025, com inspeções adicionais programadas para 2026.
Segundo Pablo Escoda, gerente geral da Metro Ligero Oeste, “Este acordo com a Alstom Espanha reafirma nossa confiança em um parceiro fundamental para o bom desempenho do nosso serviço. Ele representa uma garantia de eficiência na manutenção e um compromisso essencial com a segurança e continuidade dos serviços para nossos passageiros.”
Leopoldo Maestu, Diretor Gerente da Alstom na Espanha, comentou: “Agradecemos à Metro Ligero Oeste pela renovada confiança na Alstom Espanha. Toda a nossa equipe em Madri oferece suporte industrial e tecnológico a operadores e passageiros, promovendo uma mobilidade sustentável, segura, inteligente e inclusiva.”