São Paulo conta atualmente com um monotrilho em operação e outro em construção, cuja obra se estende há mais de dez anos: as Linhas 15-Prata e 17-Ouro.
Esse sistema foi uma aposta do governo estadual na década retrasada, com planos de instalar outras conexões, num total de pelo menos sete linhas adicionais que previam o uso desse modal:
Linha 16-Prata: Lapa – Cachoeirinha
Concebida para partir da Lapa, na zona oeste, até a Cachoeirinha, a linha teria 10 estações distribuídas em 8 km. A fase de projeto funcional foi concluída.
Linha 14-Ônix: Guarulhos – Santo André
Projetada na década passada, uma das versões iniciais da Linha 14-Ônix considerava o monotrilho. O projeto segue ativo, mas com trajetos revisados, agora ligando Bonsucesso a Jardim Irene. Existe uma divergência entre a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): a SPI propõe um VLT, enquanto a CPTM defende um trem convencional, de acordo com fontes consultadas.
Linha 18-Bronze: Tamanduateí – Djalma Dutra
Esta linha, com cerca de 15 km e 13 estações na fase inicial, deveria transportar aproximadamente 314 mil passageiros por dia, ligando Tamanduateí ao centro de São Bernardo do Campo (Djalma Dutra). Em 2019, no entanto, o governo João Doria de forma controversa optou por substituir o projeto por um corredor de ônibus, de menor custo mas com capacidade reduzida para cerca de 170 mil passageiros. A obra ainda não foi concluída, e a previsão de entrega é para 2025.
Linha 21-Grafite: Pari – Nordestina
Com traçado previsto entre o bairro do Pari e a Avenida Nordestina, importante via da zona leste que conecta São Miguel a Guaianases, o projeto inicial da Linha 21-Grafite passaria pelas avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. Embora o monotrilho tenha sido cogitado, optou-se pelo metrô convencional, mas o eixo já não consta mais nos mapas das futuras expansões.
Linha 22-Marrom: São Paulo – Cotia
Originalmente planejada como linha de monotrilho ao longo da Rodovia Raposo Tavares, foi reconsiderada para um metrô mais compacto devido à impossibilidade de instalação de pilares ao longo da rodovia.
Monotrilhos da SPTrans
A SPTrans também elaborou estudos para outras duas linhas de monotrilho: uma entre o Jardim Ângela e Vila Olímpia (ligação M’Boi Mirim) e outra conectando Vila Sônia à zona sul.