Linhas de ônibus locais e de articulação na zona leste de São Paulo agora contam com um novo veículo elétrico.
A fabricante Caio entregou à Pêssego Transportes, empresa de transporte coletivo, a primeira unidade adquirida do modelo eMillennium.
O ônibus possui 12,15 metros de comprimento, embarque pela porta dianteira, chassi Mercedes-Benz e baterias WEG. Entre suas tecnologias embarcadas, estão tomadas USB, iluminação em LED nos degraus, preparação para quatro microcâmeras, sistema de Wi-Fi e GPS, e sistema multiplex. O veículo também é equipado com ar-condicionado e possui recursos de acessibilidade.
Com capacidade total para 71 passageiros, o ônibus conta com três portas no lado direito — uma dianteira, uma central e uma traseira — para facilitar o fluxo de embarque e desembarque.
Meta ainda distante
São Paulo continua na última posição entre as grandes cidades da América do Sul em número de ônibus elétricos. Enquanto Bogotá opera com 1.486 veículos elétricos e Santiago com mais de 2.000, a capital paulista ainda está longe de alcançar a meta de 2.600 ônibus elétricos estabelecida para este ano.
De acordo com a SPTrans, responsável pela gestão do sistema de ônibus na cidade, “atualmente, a frota de transporte coletivo conta com 424 veículos movidos a energia elétrica, sendo 223 a bateria e 201 trólebus.”