O Governo Estadual planeja lançar uma licitação para a nova Linha 14-Ônix da CPTM no próximo ano, segundo o vice-governador Felício Ramuth (PSD). A declaração foi dada durante a 11ª edição do evento Construindo o Grande ABC, promovido pela ACIGABC (Associação de Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), realizado na semana passada.
Esse novo corredor de transporte deve conectar Guarulhos, passando pela zona leste de São Paulo, até o ABC Paulista. De acordo com Ramuth, o edital está previsto para o primeiro trimestre de 2025 e incluirá a concessão da Linha 10-Turquesa.
No site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) já qualificou ambas as linhas para serem operadas pela iniciativa privada. A nova linha é classificada como um projeto greenfield, com 32 km de extensão e 27 estações planejadas. A demanda estimada é de 940 mil passageiros por dia. O projeto, que inclui a construção de novas estações e adequações, está sendo desenvolvido com a consultoria da International Finance Corporation (IFC).
Detalhes da Linha 14
Autoridades do Estado mencionaram a possibilidade de utilizar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na nova linha. No entanto, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou que a Linha 14 será um “VLT de alta capacidade”. Mesmo assim, projeções da CPTM indicam que o fluxo de passageiros pode ultrapassar 500 mil por dia, o que sugere a necessidade de um trem mais pesado, similar ao da Linha 10-Turquesa.
Trajeto até Santo André
A CPTM projetou a Linha 14 partindo de Bonsucesso, em Guarulhos, passando por Itaquera e Sapopemba, e cruzando a Linha 10 em Santo André, chegando até a região do Jardim Irene, próximo à Vila Luzita, também em Santo André.
Possível extensão até São Bernardo do Campo
No entanto, estudos do PITU 2024 sugerem que a linha pode ser estendida até o centro de São Bernardo do Campo. Um documento intitulado “Contratação de Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da RMSP PITU 2040”, ao qual o Via Trolebus teve acesso, menciona três novas estações:
– Vila Marina
– Brasília
– São Bernardo do Campo
A futura estação de integração em São Bernardo do Campo também será um ponto de conexão para a futura Linha 25-Topázio, que seguirá até Embu das Artes, passando por Diadema e pela Zona Sul de São Paulo.
Prazos e Investimentos
O edital e o leilão estão previstos para 2025, com a assinatura do contrato esperada para o mesmo ano. Estima-se um investimento de R$ 18 bilhões para o projeto, que será desenvolvido por meio de uma parceria público-privada com duração de 30 anos.