Equipamento desenvolvido por equipes internas pode reduzir tempo de atuação em casos de anormalidades
Para reduzir os impactos causados por desembarques de passageiros entre estações em casos de anormalidades, a ViaMobilidade planeja instalar novos equipamentos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens metropolitanos de São Paulo.
De acordo com a operadora, a partir de janeiro de 2025, uma escada telescópica será utilizada para realizar o transbordo de passageiros em situações de falha operacional. O objetivo da empresa é garantir maior segurança e eficiência nessas ocasiões.
Design leve e resistente
A ViaMobilidade investiu cerca de R$ 800 mil no desenvolvimento e fabricação da escada, que foi projetada por seus engenheiros e está sendo produzida no Brasil. O equipamento é leve — pesando apenas 25 kg — e fácil de manusear, mas ao mesmo tempo robusto, suportando até 300 kg. A escada tem 1,40 metros quando recolhida e se estende até 2,10 metros, sendo perfeitamente compatível com as portas dos trens.
Transformação em prancha
Uma das principais inovações da escada é sua capacidade de se transformar em uma prancha, possibilitando o transbordo direto entre dois trens com uma distância de até 2 metros. Isso elimina a necessidade de desembarcar em determinadas situações, agilizando e tornando o processo de evacuação mais seguro.
Inicialmente, cada trem da frota 7000 da Linha 9-Esmeralda será equipado com duas escadas, o que vai proporcionar maior segurança e rapidez nas evacuações. Segundo Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade, essa medida reforça o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar dos passageiros. Ele também destaca que, em caso de interrupção entre estações, os passageiros devem sempre seguir as instruções dos operadores de trem ou dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS).
Rapidez na operação
O tempo estimado para preparar a escada no modo tradicional é de cerca de três minutos, e de três a cinco minutos no modo prancha. Essa agilidade, somada à fixação direta nos vagões, elimina a necessidade de buscar o equipamento em outro local, acelerando o processo de evacuação e aumentando a eficiência operacional.