A tuneladora, conhecida como Tatuzão, que está escavando os túneis da expansão da Linha 2-Verde do Metrô entre Vila Prudente e Penha, já percorreu 1,8 km, segundo informações da empresa responsável. O maior equipamento desse tipo na América Latina chegou ao Poço Cestari na noite de quinta-feira (10). O local fica na Rua Plácido de Castro, 518, na Vila Invernada.
Desde que iniciou os trabalhos no canteiro do Complexo Rapadura, a máquina avançou 2,3 km, removendo 192 mil metros cúbicos de terra e instalando 1.199 anéis de concreto ao longo de 1,8 km de túnel.
A próxima fase será mover a tuneladora até a nova parede do poço, onde a escavação será retomada em direção à futura estação Santa Clara.
O ponto final dessa primeira etapa é o Poço Falchi Gianini, localizado antes da estação Vila Prudente (já em operação). O trajeto inclui também o Poço Madrid e a estação Orfanato, somando 4,5 km de extensão, dos quais 3,7 km são de túneis (os outros 800 metros referem-se às estações e poços).
Após concluir esse trecho, a tuneladora será desmontada e remontada no canteiro de obras da estação Penha, de onde escavará em direção ao Complexo Rapadura, finalizando a extensão completa da Linha 2-Verde.