O Metrô de São Paulo informou, por meio de um comunicado, que o primeiro novo trem da Linha 15-Prata do monotrilho chegou ao Porto de Santos na noite desta terça-feira (15).
Trata-se do primeiro de 19 trens adquiridos pela empresa para reforçar a frota atual da Linha 15. Com as expansões em andamento, a demanda na linha deve aumentar.
O trem foi fabricado na China em uma parceria entre a Alstom e a CRRC. Segundo a operadora, após o desembarque, o trem passará pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias. Em seguida, será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde serão realizados os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.
Mesmo layout
O comunicado do Metrô também informa que esse novo lote de composições segue o mesmo layout das que já estão em operação na Linha 15-Prata. No entanto, há uma atualização tecnológica, incorporando o que há de mais moderno no setor metroferroviário.
Os 19 novos trens foram encomendados ao Consórcio CEML — responsável pelo fornecimento das composições para a Linha 15-Prata — e fabricados na China pela joint venture PATS, liderada pela Alstom, com participação da CRRC.
Expansões
A Linha 15-Prata atualmente liga as estações Vila Prudente e Jardim Colonial, com cerca de 14 quilômetros de extensão e 11 estações. Há obras de expansão nas duas extremidades: a leste, até Jacu-Pêssego, e a oeste, até Ipiranga. No caso da extensão leste, a empresa recentemente solicitou licença ambiental.
Trecho que foi solicitado a licença de instalação:
A previsão é que essa nova extensão seja entregue até 2027, momento em que o monotrilho contará com mais de 20 quilômetros de extensão
A atual frota de 27 trens não seria suficiente para atender à demanda projetada, por isso a operadora adquiriu mais 19 novos trens. O monotrilho transporta atualmente 140 mil passageiros por dia, mas tem capacidade para até 400 mil com a conclusão dos novos trechos.