Fonte: Metrô de São Paulo
Monotrilho

Trem novo da Linha 15-Prata chega ao Porto de Santos

O Metrô de São Paulo informou, por meio de um comunicado, que o primeiro novo trem da Linha 15-Prata do monotrilho chegou ao Porto de Santos na noite desta terça-feira (15).

Trata-se do primeiro de 19 trens adquiridos pela empresa para reforçar a frota atual da Linha 15. Com as expansões em andamento, a demanda na linha deve aumentar.

O trem foi fabricado na China em uma parceria entre a Alstom e a CRRC. Segundo a operadora, após o desembarque, o trem passará pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias. Em seguida, será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde serão realizados os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.

Mesmo layout

O comunicado do Metrô também informa que esse novo lote de composições segue o mesmo layout das que já estão em operação na Linha 15-Prata. No entanto, há uma atualização tecnológica, incorporando o que há de mais moderno no setor metroferroviário.

Renato Lobo | Via Trolebus

Os 19 novos trens foram encomendados ao Consórcio CEML — responsável pelo fornecimento das composições para a Linha 15-Prata — e fabricados na China pela joint venture PATS, liderada pela Alstom, com participação da CRRC.

Expansões

A Linha 15-Prata atualmente liga as estações Vila Prudente e Jardim Colonial, com cerca de 14 quilômetros de extensão e 11 estações. Há obras de expansão nas duas extremidades: a leste, até Jacu-Pêssego, e a oeste, até Ipiranga. No caso da extensão leste, a empresa recentemente solicitou licença ambiental.

Trecho que foi solicitado a licença de instalação:

A previsão é que essa nova extensão seja entregue até 2027, momento em que o monotrilho contará com mais de 20 quilômetros de extensão

A atual frota de 27 trens não seria suficiente para atender à demanda projetada, por isso a operadora adquiriu mais 19 novos trens. O monotrilho transporta atualmente 140 mil passageiros por dia, mas tem capacidade para até 400 mil com a conclusão dos novos trechos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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