Um trem de alta velocidade descarrilou em um túnel nas proximidades de Madri, neste sábado, 19 de outubro de 2024.
A circulação entre as estações Chamartín e Puerta de Atocha foi interrompida, e um outro incidente também foi registrado.
De acordo com a mídia espanhola, os eventos afetaram o serviço AVE, que conecta a capital espanhola ao leste do país.
O incidente
O descarrilamento ocorreu no túnel que liga as duas estações. Segundo comunicado da companhia ferroviária Renfe, o acidente foi causado por uma “saída de eixo na cauda de um material vazio durante uma manobra”. Felizmente, o condutor não se feriu, e não havia passageiros no trem.
Trata-se do trem da classe 114 (trem regional de alta velocidade) que estava sendo rebocado para as oficinas por outro trem devido a uma falha nos freios.
Partidas canceladas
O descarrilamento resultou no cancelamento de 19 trens neste domingo entre Madri, Comunidade Valenciana e Múrcia, além de ajustes adicionais nos horários, conforme comunicado da Renfe.
Já a operadora francesa Ouigo, que atua no país, alertou para atrasos nos trens devido ao descarrilamento entre Atocha e Chamartín. Madrid, Valência, Alicante, Elche, Múrcia, Cuenca, Valladolid, Albacete e Segóvia estão entre os destinos afetados.
As demais rotas funcionarão normalmente, e para minimizar o impacto nos passageiros, a empresa está em contato contínuo para oferecer alternativas e soluções adequadas. A expectativa é que a circulação seja restabelecida o mais rápido possível.