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Metrô SP

Tempestade em SP: vento forte pode impactar a operação do metrô

Rajadas de vento e tempestades podem voltar a atingir a Grande São Paulo entre sexta e domingo

A previsão do tempo indica que, entre sexta-feira e domingo, a região metropolitana de São Paulo pode ser novamente afetada por rajadas de vento e tempestades, fenômenos que já causaram danos na semana anterior, principalmente na distribuição de energia. Até o momento, algumas residências ainda não tiveram o fornecimento elétrico restabelecido.

Essas condições climáticas intensas têm aquecido debates políticos, desafiando a gestão da prefeitura e do governo estadual, além de impactar a operação dos transportes. Um exemplo é a estação Santo Amaro, que requer monitoramento especial dependendo das condições climáticas.

A estação, localizada junto à Ponte Estaiada, conta com um mastro de 65 metros de altura e 34 estais. Por estar sobre o Rio Pinheiros e cercada por uma área com características específicas, a estrutura demanda atenção especial durante eventos climáticos severos.

Operadora atenta à previsão do tempo

Em nota enviada ao Via Trolebus, a operadora informou que recebe diariamente boletins meteorológicos da Climatempo, enviados ao Centro de Controle Operacional (CCO) às 7h. Esses boletins trazem previsões de temperatura, chuvas e ventos para os três dias seguintes. Entre os principais sistemas de monitoramento, está o SMAC, que emite alertas sonoros imediatos em caso de variações climáticas significativas.

Renato Lobo | Via Trolebus

Velocidade dos ventos pode impactar a operação dos trens

Dependendo da intensidade das rajadas de vento, procedimentos específicos podem ser adotados, afetando a circulação dos trens. O sistema Notus monitora em tempo real a velocidade dos ventos no topo do mastro da ponte, enviando atualizações a cada 15 segundos. Ele segue um protocolo de cores para classificar a criticidade da situação:

  • Verde: Ventos de até 60 km/h, operação normal.
  • Amarelo: Ventos entre 60 e 80 km/h, com restrição de velocidade dos trens para 40 km/h.
  • Vermelho: Ventos acima de 80 km/h, situação crítica que exige a paralisação da circulação e evacuação da estação.

Monitoramento da vibração

O sistema Solaris, por sua vez, monitora em tempo real a vibração dos estais e do mastro, com informações enviadas ao CCO por sinalizadores luminosos. Esses sistemas trabalham de forma integrada, possibilitando análises precisas e uma rápida tomada de decisões em situações de crise climática.

“Cada vez mais estamos percebendo que as alterações climáticas podem mudar de forma rápida e imprevisível. O investimento contínuo em tecnologia de monitoramento e segurança é fundamental para garantir a operação segura das nossas linhas e proteger os passageiros. Esses sistemas atuam de maneira integrada, permitindo uma resposta imediata e eficiente em qualquer situação adversa”, afirma Francisco Pierrini, Diretor de Operações da CCR Mobilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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