O governo estadual ainda não definiu se concederá as linhas mais antigas do Metrô de São Paulo, nem se vinculará esses eixos de transporte a novas linhas.
Meses atrás, representantes do estado mencionaram a possibilidade de concessões “casadas”. A Linha 1-Azul, por exemplo, poderia ser concedida junto com a Linha 20-Rosa, enquanto a Linha 2-Verde seria combinada com a Linha 19-Celeste, e a Linha 3-Vermelha com a 16-Violeta. No entanto, em uma recente entrevista, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou que “a Linha 16 ganhou vida própria”, indicando que o projeto pode seguir um caminho independente.
Já nesta terça-feira, o governador Tarcísio de Freitas comentou que as concessões podem ou não ser feitas de forma conjunta. “Pode ser, ou não. É uma possibilidade, mas não significa que tenha que ser”, afirmou.
A própria Linha 16-Violeta pode ser concedida separadamente. Durante a entrega de um trem da Linha 17-Ouro, o governador reforçou a intenção de realizar uma Parceria Público-Privada (PPP) para esse projeto.