Fotos: Fernando Gonzaga
Ônibus

Ribeirão Preto ganha novos corredores de ônibus

A cidade de Ribeirão Preto agora conta com 56 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Segundo comunicado da prefeitura, nos últimos dois meses foram entregues os corredores Costábile Romano/Presidente Kennedy, Castelo Branco/Treze de Maio e o Corredor Central.

“Nossa administração cumpriu exatamente o prometido. Entregamos neste mês o último dos 11 corredores de ônibus anunciados. Esses corredores trarão mais mobilidade e agilidade para os moradores de Ribeirão Preto”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

O investimento total foi de cerca de 500 milhões de reais, sendo 310 milhões provenientes de recursos do Governo Federal e o restante financiado pelo FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e outras instituições de crédito. O projeto incluiu, além dos corredores de ônibus, 25 quilômetros de ciclovias, três pontes, três viadutos, novos abrigos de ônibus e itens de acessibilidade em todas as esquinas.

Os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade criaram uma malha viária de mais de 56 quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Quando concluída e interligada, essa rede vai atravessar a cidade de ponta a ponta, garantindo maior rapidez e conforto para os usuários do transporte público.

“Todos os corredores foram entregues com rampas de acessibilidade em cada esquina, pisos táteis, abrigos cobertos para os usuários, pavimentação nova e trechos recapeados. São obras que colocam Ribeirão Preto rumo ao futuro”, destacou o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro.

Fotos: Fernando Gonzaga

Corredor Castelo Branco/Treze de Maio

Com 8 km de extensão, esse corredor passa pela Avenida Leão XIII, desde a rotatória da Unaerp até a Praça Ministro Marcondes, e pela Avenida Castelo Branco entre as Praças Elói Chaves (onde conecta-se ao corredor Costábile Romano) e Aristófanes Prudente Corrêa (Rotatória do Comercial). Da Praça Aristófanes Prudente Corrêa, segue pela Avenida Treze de Maio até a Praça da Bíblia (Avenida Meira Junior), conectando-se ao Corredor Norte-Sul. Em seguida, passa pelas ruas Capitão Salomão, Roberto Mange e Goiás até a Rua João Ramalho, onde conecta-se ao Corredor Central.

Corredor de Ônibus Costábile Romano/Presidente Kennedy

Entregue em 27 de setembro de 2024, dentro do prazo de 15 meses, o Corredor Costábile Romano/Presidente Kennedy tem 5,3 km de extensão e conta com 7 km de ciclovia, ligando a Praça Winston Churchill ao Parque Luís Carlos Raya, percorrendo a Avenida Maurílio Biagi, da Avenida Presidente Kennedy até a Costábile Romano. O corredor passa pela Avenida Nove de Julho, Avenida Costábile Romano e Avenida Presidente Kennedy, até a Praça Winston Churchill, na Lagoinha, interligando-se ao Corredor Castelo Branco/Treze de Maio.

Os corredores Costábile/Kennedy e Castelo/Treze, junto ao corredor da Dom Pedro I (já concluído), formam o eixo Leste-Oeste.

Corredor de Ônibus Central

Com 7,35 km de extensão, o Corredor Central abrange as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre as Avenidas Dr. Francisco Junqueira e Nove de Julho, além dos seguintes trechos:

– Rua Lafaiete, entre a Rua José Bonifácio e a Avenida Independência;
– Rua Florêncio de Abreu, entre as Avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência;
– Avenida Jerônimo Gonçalves, entre a Rua Lafaiete e a Avenida Dr. Francisco Junqueira;
– Avenida Dr. Francisco Junqueira, entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e a Rua Barão do Amazonas;
– Rua José Bonifácio, entre a Rua Lafaiete e a Rua Florêncio de Abreu.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus