Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Restam poucos trens que foram símbolos da modernizado nos anos 2000

Foram considerados símbolos da modernidade e marcaram o início de uma nova era nos trens metropolitanos paulistas. Tudo isso ocorreu no final dos anos 1990, e agora, em 2024, apenas três exemplares ainda transportam passageiros. Trata-se dos trens da série 2000, que estão sendo aposentados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Esses trens circularam por muito tempo no serviço que foi considerado modelo pela empresa, o Expresso Leste, no trecho de maior demanda entre Luz e Guaianases. Foram os primeiros trens 0 quilômetro a operar na empresa.

Foram produzidos pelo Consórcio Ferroviário Espanha-Brasil (Cofesbra), formado pelas empresas Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), Alstom e ABB Daimler Benz Transportation Espanha. O valor do contrato, assinado em 1995, foi de R$ 245.447.871,20.

Os primeiros trens foram entregues em meados de 1999, e toda a frota foi entregue simultaneamente em 27 de maio de 2000, durante a inauguração do Expresso Leste.

Das quinze unidades produzidas, apenas as K008, K038 e K060 ainda estão em operação na Linha 12-Safira, segundo o canal Trilhos que Movem São Paulo. A expectativa é que esses trens permaneçam em operação até dezembro. As unidades K016, K034, K036, K042, K050 e K056 não foram mais vistas em atividade.

YouTube video

A CPTM está desativando essas unidades devido à chegada dos trens da série 7500, emprestados à ViaMobilidade, e posteriormente da série 7000, que são mais novos e modernos.

Trens vão a leilão

A  CPTM abriu um novo leilão de materiais inservíveis, com vários itens, entre eles, seis trens da Série 2000. Um lote inclui cinco trens inteiros e mais quatro carros, com valor inicial de quase dois milhões de reais.

Para quem deseja apenas um carro, outros quatro lotes vendem um “vagão” solitário com lances que começam nos R$ 43 mil.

Além dos trens, outros itens estão disponíveis como metais, dormentes, lixeiras e metais diversos. A visita aos lotes para uma conferência presencial está disponível até o dia 9 de outubro mediante agendamento prévio com a Marcello Lemos Leiloeiro, responsável pela comercialização e o leilão propriamente, acontece em 10 de outubro a partir das 10h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus