Com 1.861.856 votos, o que representa 60,47% do total de votos válidos, Eduardo Paes foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro. Segundo uma publicação de “O Globo“, ele promete transformar os corredores de ônibus BRT em Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A proposta inclui a criação de três novas linhas, com um custo estimado de R$ 16 bilhões. A capital do Rio conta com três linhas que operam no centro da cidade.
VLT no lugar do BRT
Duas das linhas planejadas utilizariam os atuais corredores do BRT Transcarioca (que vai do Terminal Alvorada, na Barra, até o Aeroporto Tom Jobim) e do BRT Transoeste (que liga o Jardim Oceânico, na Barra, a Campo Grande e Santa Cruz).
VLT na Zona Sul
A terceira linha conectaria Botafogo à Gávea, com um custo estimado de R$ 1,3 bilhão. O traçado teria 12 quilômetros de extensão e 13 estações, utilizando faixas já existentes em vias como Jardim Botânico, Humaitá e Voluntários da Pátria.
O Via Trolebus recentemente esteve no Rio para conferir o VLT em operação:
Grande rede planejada
O projeto prevê uma rede de 226 quilômetros de VLT. Dentre os três projetos, o mais econômico seria a implantação do VLT na Zona Sul. Em julho de 2022, Paes chegou a anunciar o início das obras durante seu governo, com previsão de inauguração da linha no início de 2025, mas acabou desistindo.