Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Quais empresas estão interessadas nas Linhas 11, 12 e 13?

O Governo do Estado planeja conceder à iniciativa privada as Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com leilão e assinatura do contrato previstos para 2025.

O contrato de concessão será de 25 anos e inclui investimentos superiores a R$ 13 bilhões. Em uma apresentação ao Conselho Diretor do Programa de Desestatização, o governo destacou algumas empresas que podem estar interessadas nesse conjunto de linhas, o que ao menos contribuíram para aprimoramento do edital.

Esse processo é chamado de market sounding, uma estratégia que visa avaliar o interesse do mercado e obter feedback de potenciais investidores e partes interessadas em adquirir o ativo.

Entre as empresas que manifestaram interesse ou foram consultadas estão:

CCR (ViaMobilidade/ViaQuatro)
Acciona: (LinhaUni, da Linha 6-Laranja)
Tic Trens: (Trem Intercidades e Linha 7)

Além disso, algumas fabricantes de trens também foram consultadas:

Alstom
– Siemens
CRRC

Foram ainda consultas empresas estrangeiras, como a Transdev SA é uma operadora de transportes públicos francesa caracterizada por desenvolver a mobilidade, sendo uma das maiores no mundo, além da Keolis, outra uma empresa de transporte francesa que opera sistemas de transporte público em todo o mundo.

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O que resultou na consulta?

A apresentação apontou que os participantes demonstraram interesse e engajamento ativo no projeto, sugerindo melhorias, como ajustes nos pacotes de investimento, medição de indicadores de desempenho (KPIs) e no período de transição inicial.

Estrutura de garantias: A adequação dos recursos e formalização dos acordos públicos é uma preocupação, exigindo soluções para as Clearings Houses.

Fluxo de caixa e financiabilidade: A exposição de capital nos primeiros dois anos do projeto é considerada desafiadora, e uma solução possível seria a fragmentação dos Pacotes de Investimentos.

Os participantes valorizaram as melhorias no processo de transição e também aprovaram o novo mecanismo de pagamento, sugerindo alguns ajustes pontuais.

Prazo do leilão

A previsão é que o leilão ocorra em março de 2025, e o edital de licitação deve ser publicado nas próximas semanas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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