A futura Linha 16-Violeta do Metrô poderá contar com alguns terminais anexos a estações, segundo o documento intitulado “Linha 16-Violeta | Manifestação de Interesse Privado – MIP”, divulgado nesta semana. Trata-se da MIP da Acciona, apresentada em 21 de agosto de 2024.
O documento menciona que a proposta prevê a construção da linha de forma faseada, com prioridade para o trecho entre as estações Oscar Freire e Abel Ferreira, e posteriormente até a Cidade Tiradentes. Os terminais estão previstos nas seguintes estações: Nove de Julho, Álvaro Ramos e Abel Ferreira.
Esses terminais devem auxiliar na integração entre o sistema de ônibus de baixa e média capacidade e o metrô de alta capacidade. No caso da estação Nove de Julho, o terminal facilitará a integração com o corredor de ônibus da Avenida 9 de Julho, que concentra linhas que ligam o centro à Zona Sul.
Já no caso das estações Álvaro Ramos e Abel Ferreira, ambas estão planejadas para serem construídas em regiões que concentram linhas de ônibus que partem de diferentes áreas da Zona Leste em direção às estações existentes, o que sugere que esses serviços poderão ser seccionados.
O governo pretende selecionar a melhor proposta, após a manifestação de outros possíveis interessados, para então formular uma Parceria Público-Privada (PPP).