Mobilidade Urbana

Prevendo VLT, Túnel Santos-Guarujá tem mudança em traçado

O Governo Estadual realizou alterações no traçado do túnel que conectará Santos e Guarujá. As mudanças levaram em conta a criação de uma “superquadra“, conceito desenvolvido por moradores do bairro Macuco, em Santos (SP), com o objetivo de reduzir os impactos das obras sobre a população local. As modificações foram apresentadas em uma audiência pública nesta segunda-feira.

Túnel e VLT

A nova localização de acesso ao túnel será próxima à estação Porto do VLT, onde será construído um entroncamento em Y dos trilhos, ligando a estação ao pátio e ao túnel. Esta estrutura deverá acomodar um ramal do VLT que conectará a região a Vicente de Carvalho. Contudo, ainda não há previsão para o início das obras.

A proposta prevê a criação de um quadrilátero para uso como canteiro de obras, delimitado entre a Rua José do Patrocínio e as avenidas Conselheiro Rodrigues Alves e Senador Dantas. Segundo o G1, a Associação Comunitária do Macuco informou que a área destinada ao canteiro tem aproximadamente 43 mil metros quadrados.

Prazos e Tarifa

O projeto do Túnel Santos-Guarujá inclui a construção de uma passagem submersa de 870 metros de extensão, a 21 metros de profundidade sob o mar, tornando-se o primeiro túnel desse tipo na América Latina. Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas ou por uma rodovia com cerca de 40 km.

O Governo do Estado está promovendo audiências públicas para discutir o projeto, incluindo uma sessão realizada neste mês. Durante o evento, uma representante do governo apresentou detalhes sobre o cronograma e a tarifa que será cobrada.

YouTube video

Raquel França Carneiro, Diretora Econômico-Financeira da Companhia Paulista de Parcerias, representando a Secretaria de Parcerias e Investimentos, explicou que a Parceria Público-Privada (PPP) terá duração de 30 anos. O primeiro ano será dedicado à otimização do projeto; a construção ocorrerá entre o segundo e o quinto ano, e a operação do túnel começará no sexto ano.

A tarifa para atravessar o túnel será de R$ 6,15 por sentido, com o uso do sistema *free flow*, que elimina a necessidade de praças de pedágio.

A empresa privada vencedora da licitação será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, que solucionará um dos principais desafios logísticos do país. Essa conexão entre as duas maiores cidades da Baixada Santista permitirá o tráfego de carros, caminhões e transporte público, além de oferecer vias segregadas para ciclistas e pedestres. A nova via também contribuirá para o desenvolvimento e a expansão do Porto de Santos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus