As obras da Linha 6-Laranja de Metrô continuam avançando, e novas interdições foram anunciadas pela concessionária Linha Uni para garantir a passagem de maquinários essenciais para a construção. As interdições visam assegurar o progresso das obras sem comprometer a segurança.
Segundo comunicado da empresa, haverá duas etapas de interdição parcial na Rua Itápolis, próximo ao Estádio do Pacaembu:
1ª Etapa: De 15/10/2024 a 28/10/2024, interdição da calçada lateral do estádio, entre os números 543 e 601.
2ª Etapa: De 25/10/2024 a 28/10/2024, interdição parcial da via, entre os números 587 e 601.
Local do poço:
Apesar das intervenções, não haverá bloqueio total para a circulação de veículos. Por questões de segurança, as áreas afetadas serão devidamente sinalizadas durante toda a execução dos trabalhos.
Poços para saída de emergência
As interdições estão relacionadas à instalação das Saídas de Emergência (SE), estruturas cruciais para a segurança da linha. No caso específico, a SE Itápolis está localizada entre as futuras estações PUC-Cardoso de Almeida e FAAP-Pacaembu. Essas saídas são fundamentais em situações de evacuação dos passageiros dentro dos túneis, como em casos de incêndios. Embora, até hoje, o Metrô de São Paulo nunca tenha registrado um incidente desse tipo, a presença dessas estruturas garante uma segurança adicional:
De acordo com a Linha Uni, o poço de saída de emergência já está 64,91% concluído e recentemente recebeu a visita do “tatuzão” – a máquina de escavação que avança agora em direção à futura Estação 14-Bis-Saracura.