Florianópolis recebe ônibus elétrico de fabricante chinesa
A partir desta quinta-feira (24), Florianópolis conta com um novo modelo de ônibus elétrico em operação pelo Consórcio Fênix. Os colaboradores da empresa passaram por treinamento para operar o veículo, e a estação de carregamento ficará no TICEN, com o ônibus sendo distribuído em diversas linhas selecionadas com base na demanda e critérios técnicos.
O modelo, Azure A12 BR de 12 metros, é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com capacidade para até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh, que pode ser completamente recarregada em até 3 horas. A autonomia média é de 300 quilômetros, com a possibilidade de estender esse alcance por meio do sistema de freios regenerativos.
“Esses veículos, além de menos poluentes, são silenciosos e geram economia de combustível. Com a ampliação da frota, trarão uma redução no custo do sistema de transporte”, declarou o prefeito Topázio Neto.
O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, acrescentou: “Este é um ônibus em fase de teste. Estamos preparando os motoristas e o sistema para a chegada dessa nova tecnologia. Com o aporte do PAC, já em aprovação na Câmara de Vereadores, vamos adquirir mais ônibus elétricos, o que representa um passo importante para a modernização da frota e para o meio ambiente.”
Linhas atendidas
Os usuários poderão utilizar os cartões tradicionais de transporte (estudante, cidadão e especial), com as tarifas seguindo os valores vigentes na cidade. As linhas que receberão o ônibus são:
– 184 – UDESC via Beira Mar
– 188 – TICEN – UFSC
– 138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
– 320 – TILAG – TICEN via Beira Mar
– 630 – Corredor Continente
“Estamos entusiasmados em trazer nossa tecnologia para Florianópolis, contribuindo para o avanço das cidades inteligentes com transporte 100% elétrico, sustentável e eficiente. Queremos mostrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e benéfico para a saúde de todos”, afirmou Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.