Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
VLT

O que se sabe sobre o projeto de VLT de Campinas?

Entre os vários projetos anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) está a implantação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região de Campinas, nos mesmos moldes do sistema instalado na Baixada Santista, sob uma perspectiva metropolitana.

De acordo com o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, serão 44 quilômetros de linhas, com investimentos de R$ 4,5 bilhões. O projeto está alinhado com o Plano de Mobilidade Urbana de Campinas, embora também deva atender outras cidades, como Hortolândia e Sumaré.

Duas Linhas

A primeira linha fará a ligação metropolitana entre Campinas e as cidades de Hortolândia e Sumaré, com 22 quilômetros de extensão. O objetivo é aliviar o trânsito nas rodovias que conectam essas cidades, além de reduzir a pressão no sistema de ônibus.

Um segundo ramal, com 22,4 quilômetros, ligará o centro de Campinas ao Aeroporto de Viracopos. Esse trecho será útil para passageiros que viajam pelo aeroporto e chegam à cidade via capital paulista. O passageiro poderá utilizar o Trem Intercidades (TIC) e, em seguida, o VLT, já que o ramal estará conectado à estação Campinas do TIC.

Estação de Campinas, que vai receber Trem Intercidades – Renato Lobo | Via Trolebus

As duas linhas contarão com 18 estações, beneficiando três municípios e cerca de 1,6 milhão de pessoas, além de gerar cerca de 3 mil empregos.

Traçados

Ainda não há uma definição clara do trajeto que os VLTs seguirão, mas uma análise de uma imagem compartilhada pela Secretaria sugere alguns itinerários:

O VLT entre Campinas, Hortolândia e Sumaré poderá utilizar o leito ferroviário existente ou seguir por dois outros caminhos sugeridos.

Já o VLT Viracopos-Campinas poderá utilizar o traçado formado pela Rodovia Lix da Cunha, conforme indicado na imagem.

Prazos

O site da Secretaria não menciona prazos para audiências públicas, publicação de edital ou realização do leilão.

Campinas já teve um VLT

A cidade de Campinas já contou com um sistema leve, conhecido popularmente como “pré-metrô”, idealizado na gestão do então prefeito Jacó Bittar, que operou entre 1990 e 1995.

As obras começaram em julho de 1990. O governo paulista assinou um convênio com o Metrô do Rio de Janeiro para o empréstimo de seis VLTs Articulados 68, que haviam sido utilizados no pré-metrô carioca, mas estavam parados por falta de peças nas oficinas da empresa. O primeiro trecho do VLT foi inaugurado pelo governador Quércia em 23 de novembro de 1990.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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