O “Tatuzão”, máquina responsável pela escavação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, será operado por uma mulher pela primeira vez na América Latina. Segundo comunicado do governo estadual, a engenheira civil Sherry Romanholi, de 27 anos, será a pioneira nesse papel. Sherry está envolvida na obra há quase dois anos, que tem como objetivo conectar Vila Prudente à Penha, com previsão de conclusão em 2026.
Ela trabalhará ao lado de uma equipe formada por engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas. Com experiência em engenharia mecânica, elétrica e civil, Sherry foi escolhida para comandar o “Tatuzão”. Ela destacou que aprendeu a operar a máquina no dia a dia, apesar da sua complexidade, com três andares e vários compartimentos.
“Conheci a máquina em situações cotidianas. Para operá-la, há processos que acontecem fora da máquina. Precisamos conhecer cada parte, incluindo a lubrificação e os tipos de graxa… É essencial entender como tudo funciona”, explicou.
A extensão da Linha 2-Verde vai ligar Vila Prudente à Penha, com 8,4 km de trilhos e oito novas estações, atravessando a zona leste de São Paulo.