O Metrô de São Paulo planeja o uso de trens menores para atender a futura Linha 22-Marrom, que deverá ligar São Paulo a Cotia, passando por Osasco.
A informação foi divulgada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
Os representantes apresentaram dados do anteprojeto de engenharia e alertaram que mudanças podem ocorrer conforme as análises sejam aprofundadas.
Trens “mais enxutos”
O objetivo do planejamento do Metrô é atender à demanda e ainda reduzir os custos da obra. Durante uma palestra, Luiz Antonio Cortez Ferreira, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, explicou que os trens poderão ter uma formação de cinco carros, ao contrário de seis, como nas demais linhas.
A composição poderá ser mais estreita, com 2,65 metros, diferente dos trens das linhas 1, 2 e 3 que contam com largura de 3.147 mm. Já os trens das linhas 4 e 5 contam com 2,8 metros de largura. A bitola será de 1435mm, igual das linhas 4, 5 e 6.
As composições seriam mais baixas e a alimentação elétrica ocorreria por meio de terceiro trilho. As plataformas também teriam dimensões reduzidas, em cerca de 17%.
Capacidade da linha
A frota total poderá ser de 47 trens, com disposição dos assentos voltados para o corredor e de costas para as janelas.
A capacidade de cada trem será de pouco mais de 1.200 passageiros, com carregamento de 45.864 passageiros por hora e por sentido no pico. Para efeito de comparação, a Linha 15-Prata do monotrilho tem capacidade para transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido.
O intervalo no horário de pico poderá ser de 100 segundos, e a Linha 22 poderá atender a uma demanda diária de 678 mil passageiros.