A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou a conclusão da fase de habilitação e seleção da licitação nº 10018680, que trata da prestação de serviços técnicos especializados de engenharia. Esses serviços são voltados para apoiar a supervisão e fiscalização das obras civis e a implementação de sistemas na Estação São Joaquim da Linha 1-Azul. O objetivo das obras é adequar a estação para a futura conexão com a Linha 6-Laranja.
O processo também inclui assessoria técnica para análise e validação do projeto executivo relacionado à obra civil e aos sistemas a serem implantados. Após a análise das propostas e dos documentos apresentados, foi selecionado o Consórcio Modera.Cemosa, formado pelas empresas Modera Engenharia Ltda e Centro de Estudios de Materiales y Control de Obra SA – Cemosa.
Os documentos de habilitação estão disponíveis para consulta no site oficial do Metrô a partir de 23 de outubro de 2024.
Estação vai quadruplicar o movimento
A Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, foi inaugurada em 1975, localizada sob a Avenida Liberdade, na altura da Rua São Joaquim. Construída pelo método de vala a céu aberto, a estação possui plataformas laterais, um mezanino de distribuição e acessos em ambos os lados da avenida. A proximidade com edifícios residenciais, um hospital e várias escolas e universidades faz com que a estação tenha grande movimentação durante os períodos escolares.
Em 1980, a média diária de entradas na estação era de 19.600 passageiros, número que atualmente chega a 51.600. Com a futura integração da Linha 1-Azul com a Linha 6-Laranja, que conectará a região norte de São Paulo ao centro, a demanda estimada para a Estação São Joaquim deve atingir 203.180 passageiros por dia.
Obras da Linha 6-Laranja
De acordo com o site da Linha Uni, as obras da estação da Linha 6-Laranja estão 40,20% concluídas. Recentemente, foi realizada uma importante etapa de concretagem no local. A estação, que terá uma profundidade de 52,08 metros, está com inauguração prevista para 2027.