Metrô SP

Metrô de SP abre licitação para consultoria dos 44 novos trens

A Companhia do Metrô de São Paulo publicou o aviso de licitação nº 10017329, visando a contratação de serviços especializados de consultoria técnica para o gerenciamento do projeto de fornecimento de 44 novos trens.

O edital e seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) desde o dia 28 de outubro de 2024.

A entrega das propostas ocorrerá em uma Sessão Pública de Recebimento e Abertura, agendada para o dia 22 de novembro de 2024, às 10h, na Rua Boa Vista, 175, Bloco B, 2º andar, Sala de Reunião nº 9, em São Paulo – SP.

A licitação será conduzida com o critério de julgamento pelo menor preço, e os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário.

Licitação para compra em curso

Está em curso uma concorrência internacional para a aquisição de 44 composições. A sessão publica para a apresentação das propostas está marcada para o dia 23 de dezembro.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Trens sem operador

As novas composições poderão ser configuradas para operar no sistema driverless. O edital especifica que “na frente do Carro A deve haver um console de condução embutido, equipado com uma tampa retrátil e removível, projetada ergonomicamente e conforme a norma UIC 651 OR para uso em pé.” O Centro de Controle Operacional (CCO) terá visibilidade para monitorar o operador. “Uma câmera de lente grande angular será instalada no teto acima do console, com iluminação direcionada ao console, permitindo que o CCO oriente o atendente em caso de operação manual.”

Metrô de São Paulo

Qualquer abertura ou tentativa de abertura da tampa retrátil do console deve ser detectada, com alertas enviados ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS.

Não há previsão para a ativação dessa funcionalidade. Inicialmente, os veículos terão cabines removíveis para permitir a operação com condutor.

Carregadores para celular

Esses novos trens serão distintos dos das linhas 1, 2 e 3, apresentando passagem contínua entre os carros, portas com abertura para fora do veículo, entradas USB para os passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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