O Governo do Estado de São Paulo deve garantir a gratuidade no transporte sobre trilhos e nos ônibus intermunicipais para todos os eleitores durante os dias de votação, conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com a Resolução 23.736, de 2024.
Essa medida será aplicada no primeiro turno, em 6 de outubro, e onde houver segundo turno, em 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será exigido apresentar o título de eleitor ou comprovante de votação para utilizar o benefício.
A gratuidade abrange os sistemas de transporte metropolitano operados pela CPTM, Metrô, EMTU e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Os ônibus intermunicipais rodoviários gerenciados pela Artesp também farão parte da iniciativa. Nesse caso, o transporte gratuito estará disponível durante todo o dia em ambas as datas, 6 e 27 de outubro, no caso de segundo turno.
A CPTM e o Metrô manterão trens reservas em pontos estratégicos e a operação será monitorada para que, se necessário, reforços sejam adicionados à frota. Haverá também reforço no atendimento em estações.
Na EMTU, as linhas metropolitanas seguirão a programação regular de domingos e feriados, com monitoramento constante, e reforços poderão ser implementados se houver demanda. Para mais informações e detalhes sobre a programação, os passageiros podem acessar o site ou o aplicativo da EMTU.