Metrô de São Paulo assina novo contrato para avançar nas obras da Linha 17-Ouro
O Metrô de São Paulo firmou um contrato para dar continuidade às obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, com o objetivo de acelerar a conclusão dos trabalhos.
De acordo com a empresa, o contrato é para a prestação de serviços de apoio e assessoria na verificação, análise e aprovação dos projetos executivos. O acordo, no valor de R$ 18.086.163,38, foi firmado com o Consórcio Verificador Linha 17, composto pelas empresas Pini Group Brasil Ltda e Metroeng Engenharia Ltda.
Obras remanescentes
Há um ano, o Governo do Estado anunciou a retomada das obras da Linha 17, com a contratação da empresa Agis Construção S.A para a execução das obras civis remanescentes, incluindo sete estações, a via e o Pátio Água Espraiada.
Previsão de conclusão
Segundo o governo estadual, as obras devem durar 18 meses, com conclusão das obras civis remanescentes prevista para o início do segundo trimestre de 2025. Durante e após esse período, continuarão os trabalhos de implantação de sistemas. A expectativa é que a linha esteja pronta para operação pela concessionária em 2026. Os testes com os trens, entretanto, começam em 2025.
Primeiro trem chegou recentemente:
Estações previstas
A Linha 17-Ouro terá um formato de operação em “Y”, com uma bifurcação em uma das extremidades.
Na região sul, a linha partirá da estação Morumbi, com integração à Linha 9-Esmeralda, e passará pelas seguintes estações:
- Chucri Zaidan
- Vila Cordeiro
- Campo Belo (integração com a Linha 5-Lilás)
- Vereador José Diniz
- Brooklin Paulista
A partir daí, dois ramais seguirão para as estações Washington Luís e Aeroporto de Congonhas.