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Licitação para a linha 16 do Metrô fracassa

O Metrô de São Paulo divulgou um aviso de licitação para contratar serviços técnicos especializados de engenharia, que envolvem investigações geotécnicas, sondagens, e mapeamento e cadastro de redes de utilidades públicas, com o intuito de apoiar o desenvolvimento do anteprojeto da Linha 16-Violeta. Essa linha está projetada para conectar as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes.

O comunicado informa que a licitação foi considerada sem sucesso, em razão da inabilitação de algumas empresas, sanções aplicadas a uma participante e desclassificação de propostas de vários consórcios. Assim, as empresas têm cinco dias úteis para recorrer a partir da data de publicação.

Fonte: Metrô de SP

Metrô propõe linha inovadora

Em um documento preliminar, o Metrô desenvolveu um estudo que sugere inovações para a Linha 16, incluindo o uso de uma tuneladora especial para o trecho entre Regente Feijó e Oscar Freire. Essa máquina permitiria a construção de um túnel com espaço para quatro vias, abrigando também a estrutura da estação e áreas de estacionamento de trens, reduzindo a necessidade de um pátio em Mooca.

Inspirada na Linha 9 de Barcelona, essa nova linha busca otimizar espaços e custos. O Via Trolebus, em visita à Espanha, observou de perto essa solução de transporte:

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Estudo do setor privado

No início do mês, o Governo Estadual lançou um chamamento público para atrair empresas interessadas em desenvolver estudos para a Linha 16, após a Acciona demonstrar interesse na conexão entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes.

Uma das propostas do governo é reutilizar as tuneladoras da Linha 6-Laranja, o que poderia desviar o plano inicial do Metrô de usar uma máquina especial. Além disso, o projeto sugere uma implementação por etapas, com um trecho inicial entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Renato Lobo | Via Trolebus

Conforme descrito no documento “Linha 16-Violeta | Manifestação de Interesse Privado – MIP”, após as manifestações de interesse, o governo avaliará as propostas e selecionará o melhor estudo, iniciando a modelagem preliminar e a preparação dos documentos para as próximas audiências e consultas públicas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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