O projeto do Túnel Santos-Guarujá prevê a construção de uma passagem submersa com 870 metros de extensão, a 21 metros de profundidade sob o mar, sendo o primeiro túnel desse tipo na América Latina. Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas ou por uma rodovia de aproximadamente 40 km.
O Governo do Estado está realizando audiências públicas sobre o projeto, uma delas ocorrendo nesta quinta-feira. Durante o evento, uma representante do governo detalhou o cronograma de implantação e a tarifa a ser cobrada.
Raquel França Carneiro, Diretora de Econômico-Financeiro da Companhia Paulista de Parcerias, representando a Secretaria de Parcerias e Investimentos, explicou que a Parceria Público-Privada (PPP) terá duração de 30 anos. O primeiro ano será destinado à otimização do projeto, os anos 2 a 5 serão focados na construção e, a partir do sexto ano, o túnel entrará em operação.
A tarifa a ser cobrada será de R$ 6,15 por sentido, utilizando o sistema *free flow*, que dispensa a necessidade de praças de pedágio.
A empresa privada que vencer a licitação será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, que resolverá um dos maiores desafios logísticos do país. A ligação entre as duas principais cidades da Baixada Santista permitirá o tráfego de carros, caminhões, transporte público, além de contar com vias segregadas para ciclistas e pedestres. Esta solução viária também favorecerá o desenvolvimento e expansão do Porto de Santos.
Com o projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, a obra atende a uma antiga demanda da população da Baixada Santista e reduzirá significativamente o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá. Atualmente, mais de 21 mil veículos atravessam diariamente as duas margens por meio de pequenas embarcações (catraias) e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.