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CPTM

Governo aprova modelagem para concessão das Linhas 11, 12 e 13

A concessão das Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve sua modelagem final aprovada. Estão previstos investimentos de R$ 13,3 bilhões para a modernização e ampliação da Linha 13 até Bonsucesso, além da reforma de estações das Linhas 11 e 12. O contrato de concessão terá duração de 25 anos.

Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos, entre os investimentos previstos estão a construção de dez novas estações para atender a população — oito pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral) —, além da reconstrução e ampliação de outras sete e a reforma das estações já existentes.

Ampliação das Linhas

O governo aposta na concessão para expandir as linhas. Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. A concessão permitirá a expansão de 22,6 km, melhorias na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. A demanda estimada para 2040 é de 1,3 milhão de passageiros por dia.

Renato Lobo | Via Trolebus

Na Linha 11-Coral, está prevista a expansão de 4 km, de Estudantes até César de Souza (no quinto ano de concessão); na Linha 12-Safira, haverá uma extensão de 2,7 km, de Calmon Viana até Suzano (no sexto ano), com uma nova integração à Linha 11; e na Linha 13-Jade, serão 10,4 km a mais, ligando Guarulhos a Bonsucesso (no sétimo ano), além da construção de quatro novas estações em Guarulhos.

  • Linha 11-Coral: extensão de 4 km de Estudantes a César de Souza;
  • Linha 12-Safira: extensão de 2,7 km de Calmon Viana a Suzano;
  • Linha 13-Jade: extensão de 10,4 km de Guarulhos até Bonsucesso e expansão de 5,2 km até Gabriela Mistral.

“O projeto que estamos implementando é transformador e visa melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. A modernização e expansão das estações trarão mais conforto e agilidade para os cidadãos. A construção de novas estações e a reconstrução das antigas irão conectar uma das áreas mais populosas de Guarulhos diretamente à Avenida Paulista, facilitando o acesso ao centro de São Paulo. Isso representa um benefício crucial para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento da região metropolitana, garantindo mais oportunidades e um futuro melhor para todos“, afirmou o vice-governador, Felicio Ramuth, que também preside o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

Prazos

A previsão é que o edital seja lançado ainda este ano, com o leilão sendo realizado no primeiro trimestre do próximo ano e a assinatura do contrato no segundo trimestre.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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