A estação Vila Formosa é possivelmente a mais adiantada entre as oito em construção na extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai de Vila Prudente a Penha. Foi a primeira a ser perfurada pelo tatuzão, que rompeu as paredes em fevereiro de 2024.
Em obras de metrô que utilizam tuneladoras, geralmente são abertos poços ou valas para a passagem do grande maquinário. Após a passagem, as estruturas da estação são erguidas. É justamente isso que foi iniciado em Vila Formosa.
De acordo com o último relatório de empreendimentos do Metrô, estão sendo construídas as “estruturas de concreto do corpo da estação”.
A estação
Localizada na Avenida Dr. Eduardo Cotching, 972-994, a estação está sendo construída em uma área de 9,1 mil metros quadrados e a 44 metros de profundidade.
A demanda prevista é de 13.210 passageiros por dia. A estação terá sete níveis internos, conectados por 26 escadas rolantes e oito elevadores.
Prazo para entrega
A estação Vila Formosa faz parte da primeira fase de entregas da extensão que ligará Vila Prudente à Penha. A primeira etapa da expansão, de Vila Prudente a Vila Formosa, está prevista para ser concluída até 2026.
Onde está o tatuzão?
Chegou entre as estações Anália Franco e Santa Clara. A máquina avançou 2,3 km, removendo 192 mil metros cúbicos de terra e instalando 1.199 anéis de concreto ao longo de 1,8 km de túnel.