Seis estações da futura Linha 22-Marrom do Metrô terão elevadores de alta capacidade, e em duas delas os equipamentos substituirão as escadas rolantes. A informação foi divulgada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
A companhia considerou para esse projeto as estações com maiores profundidades, a partir de 25 metros entre o mezanino e a plataforma, e acessos com desníveis superiores a 12 metros. As estações que contarão exclusivamente com elevadores são as que deverão atender até 5.400 passageiros por hora em cada sentido.
Os elevadores terão capacidade para acomodar 40, 33 ou 14 pessoas.
Estações que terão elevadores de alta capacidade
As seguintes paradas contarão com elevadores e escadas rolantes:
– Mesopotâmia
– Victor Civita
– Rio Pequeno
– Teodoro Sampaio (conexão com a Linha 20-Rosa)
Estações que terão apenas elevadores:
– Granja Julieta
– Santa Maria
Segundo os arquitetos do Metrô, a instalação de elevadores nessas estações permitirá economia de energia e reduzirá o tempo de deslocamento entre a superfície e a plataforma.
Novas Linhas com Elevadores de Alta Capacidade
As futuras linhas 16-Violeta e 20-Rosa também devem contar com elevadores de alta capacidade. No caso da Linha 20, as estações Girassol, Teodoro Sampaio (conexão com a Linha 22) e Indianópolis terão o equipamento. A seleção dessas estações segue critérios específicos: acessos profundos com desnível superior a 12 metros, baixa demanda (até 2.400 passageiros por hora em cada sentido) e profundidade mínima de 25 metros entre o mezanino e a plataforma.
Na Linha 16, haverá um número maior de paradas com essa configuração. Estações que podem contar apenas com elevadores de alta capacidade:
– Nove de Julho
– Aclimação
– Lins de Vasconcelos
– Independência
– Paes de Barros
– Abel Ferreira
– Renata
Acessos em Estações com Elevadores (paradas que também contam ou contarão com escadas rolantes):
– Oscar Freire
– Paraíso
– Álvaro Ramos
– Anália Franco
Referências usadas pelo Metrô: na Linha 9 do Metrô de Barcelona, e há outros exemplos em Londres, Hong Kong, além de um elevador no Aeroporto de Guarulhos para 130 pessoas.