Metrô de Barcelona
Metrô SP

Estações da Linha 22-Marrom terão elevadores do lugar de escadas rolantes

Seis estações da futura Linha 22-Marrom do Metrô terão elevadores de alta capacidade, e em duas delas os equipamentos substituirão as escadas rolantes. A informação foi divulgada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

A companhia considerou para esse projeto as estações com maiores profundidades, a partir de 25 metros entre o mezanino e a plataforma, e acessos com desníveis superiores a 12 metros. As estações que contarão exclusivamente com elevadores são as que deverão atender até 5.400 passageiros por hora em cada sentido.

Fonte: Metro de São Paulo

Os elevadores terão capacidade para acomodar 40, 33 ou 14 pessoas.

Estações que terão elevadores de alta capacidade

As seguintes paradas contarão com elevadores e escadas rolantes:

Mesopotâmia
Victor Civita
Rio Pequeno
Teodoro Sampaio (conexão com a Linha 20-Rosa)

Estações que terão apenas elevadores:

Granja Julieta
Santa Maria

Segundo os arquitetos do Metrô, a instalação de elevadores nessas estações permitirá economia de energia e reduzirá o tempo de deslocamento entre a superfície e a plataforma.

Novas Linhas com Elevadores de Alta Capacidade

As futuras linhas 16-Violeta e 20-Rosa também devem contar com elevadores de alta capacidade. No caso da Linha 20, as estações Girassol, Teodoro Sampaio (conexão com a Linha 22) e Indianópolis terão o equipamento. A seleção dessas estações segue critérios específicos: acessos profundos com desnível superior a 12 metros, baixa demanda (até 2.400 passageiros por hora em cada sentido) e profundidade mínima de 25 metros entre o mezanino e a plataforma.

Na Linha 16, haverá um número maior de paradas com essa configuração. Estações que podem contar apenas com elevadores de alta capacidade:

– Nove de Julho
– Aclimação
– Lins de Vasconcelos
– Independência
– Paes de Barros
– Abel Ferreira
– Renata

Acessos em Estações com Elevadores (paradas que também contam ou contarão com escadas rolantes):

– Oscar Freire
– Paraíso
– Álvaro Ramos
– Anália Franco

Referências usadas pelo Metrô: na Linha 9 do Metrô de Barcelona, e há outros exemplos em Londres, Hong Kong, além de um elevador no Aeroporto de Guarulhos para 130 pessoas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus