As duas estações que estão sendo construídas como parte da expansão da Linha 15-Prata do monotrilho até Jacu-Pêssego estão passando por obras em suas fundações, conforme apontado no relatório de empreendimentos do Metrô, datado de setembro:
– Estação Boa Esperança: o bloco de fundação do corpo da estação já foi concretado.
– Estação Jacu-Pêssego: estão sendo executados os blocos de fundação e vigas baldrame do Edifício Técnico Operacional (ETO).
No que se refere ao Pátio Ragueb Chohfi, o relatório indica que as fundações dos blocos do pátio estão em andamento. Em relação à Estação Ipiranga, as obras estão na fase de cravação das estacas prancha para contenção do corpo da estação.
O Via Trolebus fez recentemente uma visita à estação Ipiranga:
No trecho próximo à Linha 10 da CPTM, que servirá como base para o viaduto elevado dos trens entre Ipiranga e Vila Prudente, as obras estão focadas na execução das fundações dos pilares que irão sustentar as vigas-guia.
- Veja também: Chegou o primeiro trem novo da Linha 15-Prata
Prazos
A previsão é que as novas estações do monotrilho sejam concluídas até 2027. Essa expansão permitirá a conexão de bairros densamente povoados, como São Mateus, à região central de São Paulo, por meio das novas integrações.
Quando completo, terá 21,1 km de extensão, 14 estações, e capacidade para 400 mil passageiros.