O projeto do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo segue em desenvolvimento pela TAV Brasil, que recebeu autorização federal para avançar com o novo eixo de transporte.
Embora existam dúvidas sobre a viabilidade do projeto, a curiosidade do público em potencial mantém o assunto em destaque na mídia.
Trajeto
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, o trajeto do TAV teria algumas mudanças em relação ao planejamento de 2010, incluindo quatro paradas: uma na Zona Norte de São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
A maior parte do percurso será em superfície, enquanto túneis estão planejados para os trechos urbanos a fim de reduzir o impacto nas áreas residenciais. Na Região Metropolitana de São Paulo, três grandes trechos subterrâneos estão em análise: 3,5 km em Arujá, 8,5 km em Guarulhos e 20 km em São Paulo.
Início das obras
O projeto está atualmente na fase de obtenção de licenças, e o início das obras está previsto para 2027.
Status do Projeto
Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental), necessário para a obtenção da licença ambiental preliminar.
Previsão de Inauguração
A entrega do projeto está prevista para 2032, com um investimento estimado em torno de R$ 50 bilhões.
Trecho do Rodoanel
Durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, Bernardo Figueiredo, CEO da empresa, apresentou algumas atualizações e definições sobre o projeto. Uma delas é a possibilidade de a ferrovia aproveitar partes do Rodoanel Norte, embora essa opção dependa ainda de um acordo com o Governo do Estado de São Paulo.
Em São Paulo, estão em andamento discussões sobre a localização e definição das estações que atenderão o estado. Já no Rio de Janeiro, a estação Barão de Mauá (Leopoldina) é uma opção considerada para ser o ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital fluminense.
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