SPTrans

Dois terminais de ônibus são reformados em SP

Dois terminais de ônibus foram reformados em São Paulo, de acordo com comunicado da SP Terminais Noroeste, responsável pela gestão dos terminais do Bloco Noroeste. As unidades modernizadas são os terminais Casa Verde e Princesa Isabel, que atendem cerca de dois mil e oito mil passageiros, respectivamente. As melhorias incluem a instalação de novos sanitários acessíveis, bilheterias revitalizadas, melhorias na comunicação, novos Centros de Controle Operacional com tecnologia de ponta, acessibilidade aprimorada e outras atualizações significativas.

Acessibilidade

Os terminais foram adaptados conforme as normas técnicas de acessibilidade e receberam o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo. As obras incluíram adequações nos sanitários e a criação de áreas exclusivas para pessoas com deficiência, além da instalação de rampas, piso tátil e placas em braille.

Segurança e Operação

Ambos os terminais agora contam com novos Centros de Controle Operacional (CCOs). No Terminal Princesa Isabel, o CCO foi completamente revitalizado, enquanto no Casa Verde, a implantação de um CCO é inédita. Novas câmeras fixas e do tipo speed dome foram instaladas para melhorar a segurança e monitoramento. O terminal Princesa Isabel agora possui 58 câmeras, enquanto o Casa Verde conta com 20, monitorando as áreas internas e externas 24 horas por dia.

Comunicação e Serviços

Os terminais revitalizados também apresentam uma nova identidade visual nas cores amarelo, azul e cinza, que representam a atual gestão, já vista em outros terminais como Pinheiros, Pirituba e Campo Limpo. A comunicação ao usuário foi aprimorada, com 24 painéis de mensagens digitais (PMDs) e três telões no terminal Princesa Isabel, e cinco PMDs e dois telões no Casa Verde, permitindo acompanhar os horários das linhas. Novos balcões de informações e totens de autoatendimento com acesso ao Portal 156 também foram instalados.

Além disso, os bicicletários foram modernizados, com câmeras de segurança, vídeo-porteiro controlado pelo CCO, e mais vagas: 11 no Casa Verde e 66 no Princesa Isabel. As melhorias garantiram a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), certificando que os terminais cumprem com as normas de segurança contra incêndio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus