Em 19 de outubro de 1999, a manchete dizia: “Trem do metrô descarrila pela primeira vez”. O incidente ocorreu na Linha 1-Azul, vinte e cinco anos após a primeira viagem comercial.
Descarrilamentos são eventos raros, mas a manutenção que assegura o funcionamento do primeiro sistema metroviário do Brasil precisa estar sempre pronta para agir, caso um desses raros episódios ocorra.
O site acompanhou o treinamento de encarrilamento no Metrô de São Paulo, realizado pelas equipes que atendem as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, no Pátio Jabaquara. Essas equipes fazem parte da manutenção corretiva, que está disponível 24 horas por dia para restabelecer a operação dos trens.
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Ao ser identificada a ocorrência de um trem fora dos trilhos, um caminhão que circula tanto pelos trilhos do metrô quanto por ruas e avenidas é deslocado para o local do incidente. Ele pode utilizar vias urbanas para agilizar o socorro, sem a necessidade de parar a circulação dos trens.
Após a análise da ocorrência, a equipe escolhe o macaco hidráulico adequado para suspender o trem que saiu dos trilhos. Em seguida, um segundo equipamento alinha a composição com o trilho, permitindo que o trem seja recolocado na via.
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Durante o treinamento, 12 novos funcionários participaram. As equipes passam por reciclagens a cada dois anos. Os funcionários podem ser acionados até mesmo em dias de folga, caso seja necessário encarrilar um trem.
O Via Trolebus acompanhou esse treinamento no Pátio Jabaquara:
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