O edital das Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve ser publicado nos próximos dias, segundo o site Diário de Suzano. Recentemente, o governo aprovou a modelagem final da concessão, que prevê uma Parceria Público-Privada (PPP) por 25 anos.
A publicação menciona a possibilidade de assinatura do contrato já no primeiro semestre de 2025, com o leilão ocorrendo antes disso.
O sucesso ou fracasso do leilão será determinante para o futuro da CPTM nos próximos anos. Caso o processo seja bem-sucedido, restará apenas a Linha 10-Turquesa sob operação da estatal, além dos novos projetos, como a Linha 14-Ônix, que está prevista para ser concedida junto ao ramal que atende o ABC já no próximo ano.
Caso não haja interessados no lote que atende o Alto Tietê, os planos de concessão das linhas da CPTM deverão, no mínimo, ser postergados. No último leilão de linhas de trem, realizado em fevereiro, apenas um grupo apresentou propostas para a Linha 7 e o Trem Intercidades: o consórcio formado pelo Grupo Comporte e a chinesa CRRC, que agora operam juntos sob a TIC Trens S.A., futura concessionária dos eixos que atendem São Paulo, Francisco Morato, Jundiaí e, futuramente, Campinas.
Caso a CPTM deixe de operar as linhas metropolitanas, num cenário onde os dois leilões sejam bem-sucedidos, existe a expectativa de que a empresa passe a atuar como planejadora das futuras linhas de trem, incluindo os futuros eixos do Trem Intercidades no estado.
Novas linhas projetadas
Na Região Metropolitana de São Paulo, a CPTM projeta ao menos três novas conexões. Todas possuem uma característica perimetral, facilitando o deslocamento dos passageiros sem passar pelo centro expandido da capital:
- Linha 14-Ônix: Ligará Guarulhos ao ABC (com destino final em Jardim Irene, em Santo André, ou São Bernardo do Campo).
- Linha 24-Quartzo: Fará a ligação entre Campo Limpo e Alphaville.
- Linha 25-Topázio: Conectará São Bernardo do Campo a Embu das Artes, passando por Diadema.