A CPTM anunciou, por meio de comunicado, que as inscrições para o Plano de Desligamento Incentivado (PDI) começam nesta terça-feira, 15 de outubro.
Nesta terça, veículos como o Diário dos Trilhos e o MetrôCPTM informaram que até 4.200 funcionários poderiam ser demitidos, citando documentos oficiais. Seria cerca de 72% dos trabalhadores. Há em curso um processo de concessão das linhas, com o edital das linhas 11, 12 e 13 previsto para ser lançado neste ano.
A operadora, por sua vez, diz que o plano é totalmente voluntário, sem uma meta de desligamentos. O PDI será implementado em quatro fases, distribuídas por cargos, e cada funcionário terá até 45 dias, conforme sua fase, para aderir. As inscrições serão avaliadas de acordo com as regras do programa, e o desligamento poderá ocorrer em até 12 meses após a adesão.
O plano é destinado a todos os colaboradores do quadro permanente da CPTM. Além das verbas rescisórias previstas no Artigo 484-A da CLT, os participantes terão direito a um incentivo financeiro proporcional ao tempo de serviço prestado. Novas fases poderão ser incluídas sem alterar as condições apresentadas.