O governador Tarcísio de Freitas nomeou André Isper Rodrigues Barnabé como Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
No final de setembro, o governador sancionou uma Lei Complementar que redefine as atribuições e responsabilidades das agências reguladoras de serviços no Estado de São Paulo.
No setor de transportes, a ARTESP teve suas competências ampliadas, passando a atuar também no gerenciamento do sistema ferroviário.
Com essas mudanças, a ARTESP assume as funções que antes eram da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que gerenciava o transporte intermunicipal de ônibus nas regiões metropolitanas.
Outra novidade é que a agência passa a ser a principal responsável pela gestão e fiscalização do sistema metroferroviário, incluindo os contratos de concessão de trilhos, que atualmente estão sob a gestão da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), e que agora serão de sua responsabilidade.
Entre esses contratos estão a concessão das linhas 8 e 9 para a ViaMobilidade e do Trem Intercidades para a TicTrens.